BOLAS PARADAS

Jogadas ensaiadas, exigem muitas vezes grande técnica e algum risco e, deixa-se às vezes de explorar uma jogada mais correcta e mais fácil.
A melhor opção é sempre aquela jogada que for mais simples e básica, ou seja, se for possivel fazer golo com remate directo, porque a equipa que defende se posicionou mal, não vamos complicar e fazer uma jogada ensaiada, que pode resultar ou não.

As jogadas ensaiadas devem ser do conhecimento de todos os jogadores e treinadas esaustivamente de modo a que a equipa seja eficaz na sua execução em qualquer momento do jogo.
O seu treino, mesmo que o grau de eficácia da equipa seja elevado deve ser rotina no planeamento dos ciclos.
É importante que todos os jogadores conheçam as suas posições, reacções e movimentos.
O executante inicial, deve ser um jogador inteligente, com boa leitura de jogo e muito conhecedor de todas as opções.
As jogadas devem de ser personalizadas a cada equipa e periódicamente alteradas, pois as equipas adversárias vão tomando conhecimento delas e criando dificuldades.

Os exemplos de jogadas ensaidas que vou dar em todas as situações, são jogadas simples e têm como objectivo exemplificar determinada situação.
Não é minha pretensão criar aqui jogadas novas e muito elaboradas.


Livres de Canto
 
Aspectos defensivos :

- A criação de um Triângulo Defensivo
- Posicionamento e reacção ao marcador do Livre de Canto
- Posicionamento dos jogadores

                                Fig. 1

A fig. 1 exemplifica o posicionamento defensivo na defesa de um livre de canto,  analisemos o posicionamento colectivo e individual:
- Os jogadores nrs. 2, 3 e 4 formam um Triângulo Defensivo que defende os Livres de Canto Interiores.
- O jogador nr. 2 faz marcação ao portador da bola, deve-se situar a 50 cm da linha final ( todas as bolas que passem entre ele e a linha final são do GR ), corta linha de passe para o interior da área e logo que a bola é jogada, deve avançar para o marcador do Livre de Canto de modo a inviabilizar que a bola seja devolvida. Não deve ter uma postura baixa (como se vê algumas vezes ) e estática, porque fica sem capacidade de reacção.
- O jogador nr. 4 também corta a linha de passe para o interior da área e deve ter um posicionamento tal, de modo a que tenha uma visão periférica em que veja a bola e o jogador ao qual está a fazer marcação em vigilância.  
- O jogador nr. 5 é o jogador livre ( do triângulo  defensivo) e que fixa a sua posição de acordo com o posicionamento da equipa adversária.
Deve, também, ter um posicionamento de modo a que lhe permita ter uma visão periférica abrangente observando ao mesmo tempo a bola e fazer vigilância.

Aspectos ofensivos :

- Se existe alguma dúvida quanto à eficácia na execução de um lance estudado, jogamos em segurança e não perdemos a posse de bola.
- Na execução dos Livres de Canto deve o Guarda-Redes estar situado fora da àrea de modo a poder “cortar” uma jogada de contra-ataque, sempre o mais longe possivel da àrea.
- Livre de Canto que acabe na posse do GR pode ser sinal de perigo.
- Livres de Canto interiores a evitar em jogos decisivos e muito equilibrados,
   face ao grau de risco elevado de intercepções e roubos de bola.
- Livres de Canto exteriores
- Livres de Canto nas costas

                                Fig. 2

A fig. 2, exemplifica um Livre de Canto Interior.
O jogador nr. 4 aparece em apoio dentro do Triângulo Defensivo, o jogador nr. 2 faz passe, o jogador nr. 4 pisa e rola a bola para trás, onde aparece o jogador nr. 5 finalizar.

                                Fig. 3

A fig. nr.3 exemplifica um Livre de Canto Exterior.
O jogador nr. 2 faz passe ao jogador nr. 3 que por sua vez passa para a zona frontal onde aparece o jogador nr. 5 finalizar.
 
                                Fig. 4

A fig.nr.4 exemplica um Livre de Canto nas Costas.
O jogador nr. 5 na zona frontal faz sinal e desloca-se para as costas do último defensor, o jogador nr. 2 faz passe em elevação para o jogador nr. 5 finalizar. Entretanto o jogador nr. 4 aparece ao 2º poste.


Livres com barreira defensiva

Trataremos apenas os Livres com Barreira Defensiva, porque não faz sentido estar a falar de qual a maneira mais eficaz de marcar um Livre Directo sem barreira, sem que, no entanto, não deixe de dizer que a primeira preocupação do marcador deverá ser acertar na baliza, sem isso, não fará golo concerteza.

Aspectos defensivos :

- Na marcação das faltas a equipa que defende está sempre em desvantagem, pois o  posicionamento dos seus jogadores depende sempre do posicionamento dos jogadores que atacam, ou seja, é a equipa que ataca que condiciona o posicionamento de quem
defende.
- Quem define quantos jogadores ficam na barreira é o GR
- Só vai para a barreira quem não tem medo de levar com a bola
- Assim que a bola sai, os jogadores devem ser rápidos e agressivos na pressão sobre a bola.

Aspectos ofensivos :

No momento de marcar uma falta há 2 aspectos a ter em conta:

1 - A distância e enquadramento a que está situada a falta relativamente à baliza.
     A distância relativamente à baliza, quanto maior for, mais espaços nos dá quanto à sua execução.
2 - Número de jogadores na barreira.
     O número de jogadores na barreira, quanto maior for, mais possibilidades temos de criar situações de superioridade numérica.

                                Fig. 5

A fig.nr.5, exemplifica um Livre Frontal com 2 jogadores na barreira.
1ª Opção -  O jogador nr.5 faz passe para uma zona morta, onde aparece o jogador nr. 4 a finalizar.
   
                                Fig. 6

2ª Opção – O jogador nr. 5 faz passe para uma zona morta, onde aparece o jogador nr. 4 a fazer passe para dentro da área, onde por sua vez vai aparecer o jogador nr. 3 a finalizar frontal à baliza ou fazer passe ao 2º poste onde aparece o jogador nr. 3.

                                Fig.7

A fig. nr.7, exemplifica um Livre Lateral com 2 jogadores na barreira.
1ª Opção – O jogador nr. 2 faz entrada para o interior da área, o seu marcador acompanha, o jogador nr. 5 corta na frente da bola e o jogador nr. 4 faz passe, o jogador ou finaliza ou faz passe para o jogador nr.2 finalizar.
Ao mesmo tempo, o jogador nr. 3 ganha o centro do campo em cobertura defensiva.

                                Fig.8

2ª Opção – O jogador nr.4 faz passe para uma zona morta frontal onde aparece o jogador nr. 5 a finalizar ou a jogar ao 2º poste.

                                Fig.9

A fig. nr.9, exemplifica um Livre Frontal com 3 jogadores na barreira.
1ª Opção – O jogador nr.5 faz passe ao jogador nr. 3 o qual finaliza de primeira ou joga ao 2º poste onde aparece o jogador nr. 2.

                                Fig.10

2ª Opção – O jogador nr.5 perto da bola desloca-se na lateral, o jogador nr.3 corre para a bola e faz passe ao jogador nr.5 que finaliza ou faz passe ao 2º poste onde aparece o jogador nr.2

                                Fig.11

3ª Opção – O jogador nr.5 próximo da bola desloca-se na lateral, o jogador nr.3 corre para a bola e faz passe para o interior da área para o jogador nr.2 finalizar.
O jogador defensor nr.2 ao sair ao movimento do jogador nr.5, abriu linha de passe.

Lançamentos da Lateral

Os Lançamentos da Lateral devem ser executados de acordo com a sua posição ao longo da linha, se no nosso meio campo, podemos optar por uma Saída de Pressão, se junto à linha de final, aí aplica-se o Livre de Canto, vamos exemplificar apenas quando situado junto à linha de meio-campo.


                                Fig. 12

A fig. nr.12, exemplifica um Lançamento da Lateral.
1ª Opção – O jogador nr.3 na posição de pivot descai na ala, o jogador nr.5 faz passe, o jogador nr.4 que está em apoio, roda e aparece na zona frontal para finalizar.

                                Fig. 13

2ª Opção – O jogador nr.3 que está na posição de pivot descai na ala, arrastando o seu marcador, o jogador nr.2 na posição de fixo arranca de surpresa e o jogador nr.5 faz passe em elevação, para o jogador nr.2 finalizar.


Bola de Saída

Em minha opinião a Bola de Saída só deve ser treinada por equipas profissionais, pois as equipas amadoras devem rentabilizar o seu tempo disponivel ao máximo e face à rentabilidade, não me parece que o treino desta situação de jogo deva ser prioritário, antes pelo contrário. 
A Bola de Saída só deve existir uma vez por jogo, equipa amadora que treine esta situação, só deve estar à espera de sofrer muitos golos e por principio, não deve ser essa a filosofia.

                                Fig.14

A fig.nr.14 exemplifica uma Bola de Saída.
1ª Opção – O jogador nr.4 faz passe ao jogador nr.2 e desloca-se na diagonal para a lateral, o jogador nr.2 por sua vez faz passe ao jogador nr.5 e desloca-se também na diagonal para a lateral ( em determinado momento estão 3 jogadores junto à lateral),
o jogador nr. 3 entra na paralela e recebe passe em elevação do jogador nr.5 para finalizar ou fazer passe ao 2º poste.

                                Fig.15


2ª Opção – O jogador nr.4 faz passe ao jogador nr.2, de imediato o jogador nr.3 faz entrada sem bola na diagonal, o jogador nr.4 entra na paralela e recebe passe do jogador nr.2 para finalizar ou fazer passe ao jogador nr.3