FORMAÇÃO

Hoje dedicarei estas linhas a fazer um esboço daquilo que entendo ser um Organograma simples e hábitos de trabalho, para um clube que tenha todos os escalões de formação.

Deverão os escalões de formação ter o mesmo padrão de jogo da equipa sénior ? Não, penso que não.
Os atletas Sub 19 que sobem a seniores, devem dominar todos os aspectos do jogo, quer técnicos quer tácticos, de modo a estarem preparados para qualquer solicitação.
Deve, isso sim, haver uma interligação muito estreita entre a equipa Sub 19 e a equipa sénior, mesmo ao nível do treino, para facilitar a adaptação.

1º Há que definir objectivos por parte do clube. Se é só formar ou se é formar e ganhar.  A diferença está essencialmente na atitude a transmitir aos atletas e nas etapas de aprendizagem em cada escalão.
Poderá haver acompanhamento escolar.

Definidos objectivos e transmitidos ao Coordenador Técnico da Formação, passamos ao Organograma muito simples:

- Director Desportivo / Seccionista
- Coordenador Técnico da Formação
- Treinadores /Monitores dos escalões

Competências do Director Desportivo / Seccionista :

- Responsável pela parte administrativa e logística de tudo ligado à Formação.
- Responsável por promover reuniões periódicas de avaliação do desempenho com o Coordenador Técnico.

Competências do Coordenador Técnico :

- Responsável pela coordenação técnica de todos os escalões de formação.
- Responsável pela decisão de quais os atletas que sobem de escalão de competição no final de época.  Decisão tomada após reunião com Treinador / Monitor do escalão actual e Treinador / Monitor do escalão imediato.
- Promover formação interna aos Treinadores / Monitores.
- Definir objectivos formativos e desportivos em conjunto com cada Treinador / Monitor.
- Acompanhar treinos e promover reuniões de trabalho de carácter periódico com os Treinadores / Monitores para entre outras coisas, fazer avaliação da execução dos objectivos.
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Competências do Treinador / Monitor :

- Formar os atletas na iniciação desportiva à prática do futsal de acordo com os objectivos previamente definidos com o Coordenador Técnico.
Exemplo de objectivos:  Escolinhas - No final da época deverão os garotos estar habituados a recepcionar a bola com a sola do pé e transportar a bola, também, com a sola do pé.
Sub 11 - No final da época deverão os atletas dominar os fundamentos técnicos individuais e incluindo recepções direccionadas com a sola do pé.
Sub 13 - No final da época deverão os atletas dominar os fundamentos defensivos do jogo (individuais e colectivos).
Sub 15 - No final da época deverão os atletas dominar os fundamentos ofensivos do jogo (individuais e colectivos).
Sub 17 - No final da época deverão os atletas dominar todos os aspectos defensivos e ofensivos do jogo.
Sub 19 - Dominando os atletas todos os aspectos do jogo e sendo a ante-câmara da equipa sénior, deve o Treinador ter uma estreita ligação ao Treinador da equipa sénior, de modo, inclusive, a que o planeamento de treinos seja aproximado.  
- Planear atempadamente os treinos, preenchendo a respectiva folha de planeamento de treinos.
- Incutir responsabilidade e bons hábitos de treino aos atletas (de pequenino é que se torce o pepino).
- Reunir periodicamente com o Coordenador Técnico, para fazer ponto de situação da execução dos objectivos.

Além de tudo isto é importante instituir uma cultura de exigência, que abranja desde o Director ao atleta mais novo, havendo como é óbvio, a capacidade de discernir entre o que é exigível a uma criança de 10 anos ao jovem de 18 anos.

Este Organograma, sem muito detalhe, poderá ser uma base de trabalho que qualquer clube poderá executar, independentemente da sua grandeza.

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