Podemos definir a Táctica como o estudo, a coordenação e organização dos jogadores entre si, durante o jogo. É a preparação da equipa através de indicações básicas e definidas, que a par de informações sobre o adversário, são planeadas com a finalidade de o suplantar.
Complementando, é uma forma racional e planeada de aplicar um ou vários sistemas de jogo, a fim de combinar o jogo de ataque e defesa, tirando partido de todas as circunstâncias favoráveis do jogo, com o objectivo de dominar o adversário e conseguir a vitória.
Só através de um posicionamento previamente definido é que se pode ter uma base sólida e eficiente para uma coordenação perfeita da equipa, passo importante para a libertação da equipa e eficaz criatividade individual e colectiva.
Só através de um posicionamento previamente definido é que se pode ter uma base sólida e eficiente para uma coordenação perfeita da equipa, passo importante para a libertação da equipa e eficaz criatividade individual e colectiva.
O estudo da táctica a aplicar em determinado jogo ou momento, deve ter em conta vários factores:
DO ADVERSÁRIO – É muito importante o conhecimento do adversário na táctica a adoptar. Os seus pontos fortes, os seus pontos fracos, o seu sistema de jogo, a qualidade e características dos seus jogadores, etc.
DA CONDIÇÃO TÉCNICA – A capacidade técnica dos nossos jogadores, bem como dos adversários, pode condicionar a táctica a utilizar. O sistema de jogo será tanto mais evoluído e elaborado, quanto melhor for a qualidade técnica da nossa equipa.
DA CONDIÇÃO FÍSICA – A condição física das duas equipas que se defrontam deve ser levada em linha de conta no momento de decidir a táctica a aplicar no jogo.
Se temos noção que a nossa equipa não está num bom momento físico, não faz sentido pedir á equipa para pressionar HxH no campo todo.
Se nos apercebemos que o adversário não tem condição física, há que dar velocidade ao jogo e apostar em transições rápidas.
DE ASPECTOS PSICOLÓGICOS – A equipa deve estar tranquila, confiante e motivada, pois só assim o trabalho semanal sai com fluência.
DE SITUAÇÕES OCORRIDAS DURANTE O JOGO – Um golo no inicio do jogo, uma expulsão, alterações na equipa adversária, etc.
DAS DIMENSÕES DO CAMPO – Um factor importante e de grande influência na táctica a aplicar no jogo, pois dependendo das dimensões do campo, certos sistemas ofensivos podem ou não ser favoráveis, o mesmo acontecendo com os sistemas defensivos.
SISTEMA – Falamos muitas vezes em Sistema, mas como defini-lo ? É o modo pelo qual os jogadores são distribuídos em campo ocupando-o em largura e profundidade, bem como, a sua coordenação nas acções colectivas.
Há os sistemas defensivos e ofensivos.
FUNDAMENTOS TÁCTICOS INDIVIDUAIS
Se definimos que a técnica é o domínio completo da bola na execução eficaz dos fundamentos básicos, torna-se imperativo falar sobre as acções individuais dos jogadores, sem bola.
- Para a frente
DESLOCAMENTOS - - Para trás
- Lateral
- Quebra
MUDANÇAS DE DIRECÇÃO –
- Sobreposição
- Paralela
DESMARCAÇÃO - - Lateral
- Diagonal
ANTECIPAÇÃO
- Em cima
* Com bola
- Passiva
MARCAÇÃO -
- Em cima
* Sem bola
- Vigilância
FUNDAMENTOS TÁCTICOS DEFENSIVOS
- Recuperação Defensiva ou Retorno
É a acção mediante a qual os nossos jogadores recuperam as posições defensivas definidas após a perda da posse de bola ou quando ultrapassados pela bola.
Duas situações distintas se colocam, quando após perda da posse de bola pela equipa os jogadores recuperam o seu posicionamento no sistema defensivo previamente definido e quando um jogador retorna as tarefas defensivas em dado e especifico momento que o atacante o imponha, resumindo, recuperação em bloco ou recuperação em transição.
Fig. 1
Fig. 2 Recuperações em bloco
Fig. 3 Recuperação em transição
A assimilar :
- A recuperação deve ser feita em grande velocidade.
- O jogador marcador do portador da bola, não deve ir á “queima”, deve
temporizar e esperar pela ajuda defensiva.
- Ao fazer a recuperação a equipa deve manter o equilíbrio defensivo.
- Ajuda e Cobertura
Consiste em apoiar de uma forma mais aproximada ou não, um colega que pode ser
ultrapassado pelo portador da bola.
Fig. 4 Ajuda
Fig. 5 Cobertura
A assimilar :
- A Ajuda será mais próxima ou não, dependendo das características do
adversário, se é rápido, lento, virtuoso, etc.
- Quem realiza a ajuda deve tentar cortar linhas de passe.
- A cobertura defensiva é executada sempre na retaguarda do colega
marcador do portador da bola, não deixando de ser uma forma de ajuda.
- Marcação
Marcar significa não deixar o seu oponente jogar, isto é, obstar de forma legal, impedindo o mesmo de levar vantagem nas disputas de bola e consequentemente defender a sua baliza do golo dos ataques da equipa contrária.
O futsal é um jogo de ataque e defesa, por essa razão os jogadores devem desempenhar as funções de atacantes e defensores durante um jogo.
Se para jogar com bola é preciso técnica, para jogar sem ela também o é. Todos os jogadores, do fixo ao pivot, independentemente do sistema, devem executar a marcação quando a sua equipa perde a posse de bola.
Deve o jogador que marca ter em atenção: assumir sempre uma posição lateral; nunca perder o contacto com o solo(saltar); ter uma visão periférica que lhe permita ao mesmo tempo olhar a bola e o seu oponente; como último defesa não arriscar o desarme (ir à queima); fechar o meio e dar sempre as alas, primeiro porque o atacante terá o ângulo de remate diminuído e segundo porque terá maior possibilidades para o desarme pois o atacante só tem um lado para fazer o drible.
- Antecipação
Antecipação é o movimento que o jogador atacante ou defesa realiza, afim de ganhar a posse de bola entrando ou passando na frente do seu oponente, isto é, antecipando-se ao seu adversário directo para chegar primeiro á bola.
- Vigilância
É o controlo visual que um defesa realiza sobre um ou mais adversários sem bola.
Fig. 6
O Jogador defensor faz Vigilância ao jogador 2 (ala) que marca directamente, bem como, a acção do jogador 3 (fixo) e a possível linha de passe.
Só não vê o que se passa nas costas, funcionando aqui a comunicação entre jogadores,
chamando a atenção que falar, comunicar, é parte integrante do jogo e das ajudas.
- 2 contra 1
A definição está implícita no nome, é acção de criar uma superioridade numerica defensiva em determinado momento do jogo.
Fig, 7
A assimilar :
- Deve ser um movimento muito rápido, agressivo e coordenado.
- Não deve falhar, mas se falhar, devem recuperar rapidamente o seu
posicionamento no sistema defensivo.
- Só deve ser efectuado nas alas (junto á linha lateral).
- Deve-se ter em conta a qualidade técnica do portador da bola, porque
no caso de falhar pode ser perigoso.
- Triângulo Defensivo
Podemos definir como uma figura geométrica imaginária (triângulo) conseguida pelo posicionamento de três jogadores, cujos vértices são o marcador ao portador da bola e outros dois colegas que estão posicionados de modo a cortarem linhas de passe e fazerem ajudas e coberturas.
Fig. 8
No quadro nº 8 verifica-se que o defensor nº 5 tem a cobertura defensiva e ajuda dos jogadores nºs. 2 e 3
Fig. 9
No quadro nº 9 verifica-se que o defensor nº 3 tem a ajuda do jogador nº 5 e a cobertura defensiva do jogador nº 2.
No quadro nº 9 verifica-se que o defensor nº 3 tem a ajuda do jogador nº 5 e a cobertura defensiva do jogador nº 2.
- Temporização
Podemos definir como a acção de retardar o ataque adversário ( normalmente em superioridade ou igualdade numérica) até que chegue a ajuda defensiva.
Fig. 10
Fig.11
A assimilar :
- Se o ataque é pelo corredor central o defesa deve tomar uma posição que lhe
permita sair para qualquer das alas em caso de passe. Deve, também, tentar
levar o portador da bola para uma ala, onde a situação em caso de remate é
é menos perigosa.
- Quando o ataque é efectuado por uma ala, deve o defesa dar a lateral e
defender o meio, fechando uma possível linha de passe.
- Embora a temporizar, o defesa deve ter uma atitude agressiva e de ameaça
perante o portador da bola de modo a que este não se sinta confortável.
- Trocas e Permutas
Basicamente são trocas de marcação e de posições entre dois jogadores, sendo que nas Trocas nos referimos a aspectos defensivos e nas Permutas a ofensivos.
A Troca aplica-se quando uma equipa está a defender individualmente e dois jogadores trocam entre si o adversário em marcação.
A Permuta será a troca de posições de dois jogadores no decorrer de uma acção ofensiva coordenada e planeada..
Fig. 12
Este quadro permite demonstrar em simultâneo as duas situações:
A Troca de marcação entre os jogadores 4 e 3, o jogador 4 (ala) não acompanha o adversário 2 (ala) porque o jogador 5 (pivot) sai da sua posição na circulação e vai cair na ala e ocupar a posição outrora do jogador 2. O mesmo acontece com o jogador 3 (fixo), não acompanha a marcação ao jogador 5 (pivot) porque está a chegar o jogador 2 para ocupar a posição de pivot. Só é troca, porque a equipa está a jogar no sistema de marcação Individual, se fosse Zona seria uma acção defensiva natural.
A troca de posições entre o jogador 2 (ala) e o jogador 5 (pivot) exemplifica o que se
chama de Permuta.
FUNDAMENTOS TÁCTICOS OFENSIVOS
- Triângulos Ofensivos
Chamamos Triângulo Ofensivo à figura geométrica (triângulo) imaginária conseguida pelo posicionamento de três jogadores, em que os vértices são o portador da bola e outros dois jogadores que lhe dão apoio e cobertura ofensiva.
Fig.13
No quadro nº13 o portador da bola tem o apoio dos jogadores nºs 4 e 3, bem como, o jogador nº 3 também faz a cobertura ofensiva.
No quadro nº13 o portador da bola tem o apoio dos jogadores nºs 4 e 3, bem como, o jogador nº 3 também faz a cobertura ofensiva.
Fig.14
No quadro nº 14 o portador da bola tem o apoio dos jogadores nºs 2 e 4, bem como, o jogador nº 4 ainda faz a cobertura ofensiva.
Fig.15
No quadro nº 15 o portador da bola tem o apoio dos jogadores nºs 3 e 4, bem como, o jogador nº 3 ainda faz a cobertura ofensiva.
No quadro nº 15 o portador da bola tem o apoio dos jogadores nºs 3 e 4, bem como, o jogador nº 3 ainda faz a cobertura ofensiva.
- Apoios Entre Linhas ou Parede
Podemos definir como o apoio que é feito entre duas linhas defensivas ao portador da bola de modo a criar vantagem ou situação de superioridade numérica na acção ofensiva a desenvolver.
Fig. 16
No quadro nº 16 verifica-se que o ala nº 5 vai fazer o apoio ao portador da bola na ala contrária.
Fig.17
No quadro nº 17 verifica-se que o pivot, jogador nº 4, vem fazer o apoio ao ala portador da bola.
- Circulações, Movimentações ou Rotações
Integra-se na fase de jogo de Ataque Planeado ou Desenvolvimento e pode-se definir como o conjunto de acções ofensivas coordenadas entre si dentro de um ou mais Sistemas Ofensivos, que tem como objectivo a manutenção da posse de bola e a preparação da acção ofensiva com passe de roptura para finalização, de modo a conseguir o golo.
- Transicções Ofensivas
É a fase em que a equipa que estava a defender ganha a posse de bola e deve com rapidez aproveitar um possivel desequilibrio defensivo da equipa que atacava, aproveitando com velocidade as situações de superioridade numérica momentâneas e espaços vazios, levando assim à obtenção do golo.
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