TÉCNICA

Entende-se por Técnica o domínio completo da bola na execução eficaz dos fundamentos básicos indispensáveis á prática da modalidade, tais como, o passe, o remate, a recepção, etc.
O dominio completo da bola em todas as suas vertentes, é a condição mínima para o êxito.
Ter habilidade não significa ter técnica, a técnica é a forma mais eficaz de executarmos um fundamento básico, a habilidade nem sempre...

A técnica, é fundamental em qualquer actividade para atingir o objectivo proposto da maneira mais eficaz.

 A técnica no futsal pressupõe :       -  Rapidez de execução
                                                      -  Economia de movimentos
                                                      -  Máxima precisão
                                                      -  Execução no menor espaço possível

O treino técnico do jogador tem como objectivo alcançar o máximo de eficácia com o mínimo de esforço.

A técnica é automática, não exige raciocínio, pois nenhum jogador durante o jogo pensa em como irá efectuar o passe, o remate, a recepção, etc., estes movimentos só seram bem executados quando o jogador os fizer por reflexo.

O treino técnico deve fazer sempre parte da unidade de treino, a sua aquisição e manutenção depende da sua prática constante.

De que vale ter uma equipa muito bem preparada fisica e tácticamente, se quando chega o momento de fazer um passe, uma recepção, ou um remate para golo, somos pouco eficazes e as possibilidades de êxito são reduzidas.

Fundamentos Técnicos Individuais

- Controle ou Domínio da Bola

- Condução ou Transporte da Bola
                                            Linha recta
          *    Direcção              Zig zag
                                            Mov. circulares
 
                                            Interior
          *     Superfície            Exterior
                                            Sola

                           Parada
- Recepção        Semi-parada                
                           Amortecida


- Passe e Remate
                                             Curto
           *     Distância             Médio
                                             Longo

                                              Rasos
           *     Altura                  Médios
                                              Altos

      
           *     Trajectória            Com efeito
                                               Recto

                                               Para a frente
           *      Direcção              Para trás
                                               Lateral
                                               Paralela
                                               Diagonal


           *      Intensidade          Tensos
                                              Não tensos


- Drible e Finta ( Simulação )



- CONTROLE OU DOMÍNIO DA BOLA

Não se pode ser bom jogador se não se souber controlar a bola, isto é, sem ser capaz de dominá-la convenientemente, trazê-la ao completo controle e saber trabalhá-la de acordo com as várias situações que ocorrem durante um jogo, principalmente quando sujeito a uma pressão intensa do marcador adversário.
É o controlo completo da bola que valoriza realmente o futsal como espectáculo, pois podemos observar que certos jogadores possuem uma técnica tal, que lhes permite trabalhar a bola com tanta subtileza e destreza que provocam a nossa admiração.             

- CONDUÇÃO OU TRANSPORTE DA BOLA

Conduzir a bola, é transportar a bola em progressão ou não, de uma zona do campo para outra.
O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente, os braços em equilibrio e a bola situada em baixo do corpo. A bola é arrastada, puxada, levada de modo a ficar sempre junto aos pés.
De preferência o transporte da bola deve ser efectuado com ambos os pés, com a parte externa dos pés .  Pode-se também (é aconselhável)  transportar a bola com a sola dos pés, pisando sobre ela, puxando-a para a frente , para trás e para os lados.                                                      

- RECEPÇÃO

Recepção é a técnica de um jogador receber a bola, amortecê-la e mantê-la sob seu controle.
As bola não chegam só de uma trajectória, elas podem vir por alto, rasteiras, á meia altura, tensas ou não, e o jogador deve ter capacidade de dominá-las de imediato sem deixá-las fugir, amortecendo-as com os pés, coxas, peito ou cabeça.
O espaço é reduzido e uma recpção de bola efectuada de forma deficiente é o suficiente para o jogador adversário que faz a marcação poder discutir o lance.

Na recepção de bola com os pés utiliza-se as partes interna, externa e sola dos pés, deve-se conservar o peso do corpo sobre a perna de apoio e na chegada da bola o pé é elevado suavemente para trás num movimento de recuo.
Na recepção utilizando o peito do pé, uma bola que vem a cair quase na vertical, o pé amortecedor é levado ao alto com a perna um pouco flectida e na chegada da bola a perna começa o seu movimento descendente acompanhando de inicio a velocidade da bola e depois, mais lento, até chegar ao chão com a bola “colada” ao pé.

Existe a Recepção Orientada, ou seja, a recepção em que o jogador antecipa o movimento seguinte e num só movimento, deixa a bola jogável para dar seguimento á jogada. Utiliza-se bastante na recepção de sola, preparando a bola para fazer passe ou remate.

“ Deve-se dar prioridade á recepção de sola nas bolas rasteiras, pois é a maneira mais eficaz de recepção. “  

- PASSE 

O passe, é o meio de comunicação entre os jogadores de uma equipa.
É através dos passes que se possibilita o jogo colectivo e a progressão das jogadas.

Os passes devem ser executados sempre com firmeza e precisão, sejam eles rasteiros ou altos, curtos ou longos.
Nenhuma manobra do jogo pode ser perfeitamente efectuada sem esta precisão.
Para a sua execução pode-se tocar na bola com as partes interna, externa, dorso (peito do pé) ou sola. Também se pode tocar a bola de calcanhar, cabeça, coxa ou ombros, nos chamados passes de emergência.
Deve-se procurar fazer com que a bola role tensa na direcção desejada e de preferência rente ao solo, porque torna mais fácil, aos colegas de equipa, a recepção.

Passes por alto só devem ser efectuados quando não há linhas de passe rente ao solo.

Para os passes curtos usa-se geralmente as partes interna, externa e sola dos pés e para os passes mais longos toca-se com o dorso ( peito do pé ), porque o impacto é mais forte, fazendo com que a bola role com maior firmeza.

Há também o Passe em Elevação, que é executado com a ponta do pé, no bico do ténis, tocando a parte de baixo da bola num movimento rápido de baixo para cima, fazendo com que a bola passe por cima do adversário e chegue ao colega.

- REMATE

Os princípios básicos do remate são semelhantes aos do passe, excepto que o jogador tem de ter maior controle da força a ser aplicada na direcção e trajectória da bola.
Para os remates de maior potência usa-se o dorso ( peito ) e a ponta dos pés ( bico ).
O remate de bico é de maior potência e geralmente utilizado quando a bola está dominada ou parada, isto porque, não acertando no centro da bola, esta sairá fácilmente da direcção desejada.
No remate com o peito do pé a área de contacto com a bola é maior e maior é a possibilidade de fazer golo. A inclinação lateral do corpo também é mais acentuada do que no remate de bico.
Existem ainda entre outros tipos de remate, o pontapé de bicicleta, de trivela e o de ressalto.
O Pontapé de Bicicleta é executado quando a bola vem por alto, por exemplo na sequência da marcação de um canto ou um fora, e o jogador eleva-se e executa o remate tocando a bola com o peito do pé, sem que a bola tenha tocado no solo anteriormente.
O Remate de Trivela, é normalmente executado com a parte exterior do pé, levando a bola a fazer uma trajectória curvilinea. É um remate mais em jeito do que em força e pouco utilizado no futsal.
O Pontapé de Ressalto é executado no exacto momento em que a bola vinda por alto está a entrar em contacto com o solo. Normalmente usa-se o peito do pé como contacto.

No remate a perna de apoio e a inclinação do corpo são importantes, disso dependendo se a bola sairá rasteira ou alta.
O pé de apoio deve ser colocado ao lado da bola no momento do remate.
Os braços devem equilibrar o corpo, portanto, o braço do lado da perna que remata deve estar baixo com a mão ligeiramente afastada do corpo na altura do quadril e o braço contrário mais alto, um pouco flectido e na altura do ombro.
O tronco é sustentado pela perna de apoio e faz uma leve inclinação lateral.

- DRIBLE

O Drible é uma acção individual com bola, que consiste numa combinação de recursos variados, tais como, o equilibrio, velocidade de arranque, agilidade, ritmo e sentido de improvisação.
No drible o principal objectivo é ultrapassar o adversário sem perder o controle da bola.
No drible o atacante tem uma vantagem, o adversário nunca sabe o que ele vai fazer,    o jogador que se constitui um bom driblador torna-se um adversário muito mais dificil de marcar.
A arte do drible é acima de tudo um predicado natural, é algo inato, que alguns jogadores levam á perfeição.

- FINTA ou SIMULAÇÃO

Finta ou Simulação estaria mais correctamente inserida como Fundamento Táctico Individual ( haveremos de falar), no entanto, como será uma acção complementar e no âmbito do Drible, tratamos como técnica,  é a acção de estando sem bola, desequilibrar e deslocar o adversário, saindo dessa forma de uma marcação, por exemplo, o atacante pressionado pelo defensor finge sair para a lateral e de seguida volta para receber a bola livre de marcação.
No futsal o jogador que se movimenta sem bola é tão importante quanto aquele que está de posse de bola.


EXERCICÍOS DE TREINO
Aqui ficam alguns exercícios para treino como exemplo, sendo que o planeamento da unidade de treino a efectuar requer criatividade e exercícios novos como forma de motivar os jogadores.
 
Controle ou Domínio de bola
- Com as mão, soltar a bola para a frente do corpo e antes que ela toque no solo, tocar com os pés alternando direito e esquerdo, fazendo com que volte para as mãos em apenas um toque.
- Idem, porém, tocando duas, três... vezes na bola e daí para as mãos, utilizando um dos pés apenas. Posteriormente, alternar.
- Idem, tocando com ambos pés alternadamente.
- Levantar a bola e controlá-la com ambos os pés alternadamente, tocar para a coxa e daí para as mãos.
- Com as mãos, soltar a bola para a frente do corpo e controlá-la com as coxas alternadamente.
- Levantar a bola com os pés e realizar combinações com os pés e coxas.
- Com as mãos, soltar a bola ao lado do corpo e antes que ela toque o solo, tocar com a parte externa dos pés, alternando direito e esquerdo, fazendo com que volte para as mãos com um toque.
- Idem, porém, tocando duas, três...vezes, alternadamente.
- Realizar combinações entre pés  e coxas.

Recepção e Passe

- Formação: Jogadores em duplas.
Realizar os seguintes exercìcios:
1) A uma distância de 5 metros um do outro, trocar passes parados no lugar, com a parte interna dos pés, alternando direito e esquerdo, sem recepção, ao primeiro toque.
2) Idem com a parte externa dos pés.
3) Mantendo a mesma distância, trocar passes em movimento progressivo para a frente, com a parte interna dos pés, levando a bola de um sector a outro do campo.
4) Idem com a parte externa dos pés.
5) A uma distância de 10 metros um do outro, efectuar passes com o peito do pé, parados no lugar, alternando direito e esquerdo, agora com recepção obrigatória com a sola do pé e passe.
6) Idem, porém, com recepção orientada com o pé esquerdo e passe com o pé direito, alternando direito e esquerdo.
7) Idem, porém, executar o passe em elevação e a recepção com o peito do pé.
8) A uma distância de 3 metros um do outro, trocar passes no lugar , dando apenas um toque.

                                Fig.1

9) A uma distância de 10 metros um do outro, efectuar passes alternadamente com o pé direito e esquerdo, parados no lugar, executando uma simulação a anteceder a recepção.

                                Fig. 2

- Formação: Três jogadores, que dois ficam na mesma linha distanciados em 5 metros de posse de uma bola cada um, o terceiro posiciona-se de frente de um deles á mesma distância.
O terceiro executa os seguintes exercícios:
1) Recebe e devolve a bola rasteira na mesma linha, a seguir desloca-se colocando-se de frente para o outro colega para receber a bola deste e devolvê-la, alternando o passe com o pé direito e esquerdo.
2) Recebe a bola a meia altura e devolve de primeira alternadamente (os colegas fazem passe com as mãos).
3) Com apenas uma bola, recebe, conduz a bola(com a sola do pé) até á frente do outro colega e faz passe rasteiro a ele e recebe novamente.    
4) Recebe a bola na diagonal e devolve alternadamente na mesma linha(desloca-se sem bola).

                                Fig. 3

- Formação: Os jogadores formam um circulo e um deles fica no centro.
O jogador no centro fica a trocar passes com os restantes da seguinte forma:
1) Passes rasteiros a um toque ficando no lugar.
2) Idem, porém, os jogadores que formam o circulo estão em movimento circular.
    Quando todos os jogadores tiverem feito passe, trocar o jogador no meio.
    Rodar o circulo para ambos os lados, alternando, também, o pé que faz o passe.
3) O jogador no meio joga a bola com as mãos para os colegas e estes devolvem das seguintes formas:
3.1- De primeira (um toque).
3.2- Dominam e devolvem a meia altura (dois toques).
3.3- Dominam, controlam e devolvem para as mãos (quatro ou cinco toques).
Trocar o jogador do meio assim que ele tenha jogado para todos os integrantes do circulo.

                                Fig. 4

- Formação: Os jogadores formam um grande circulo e fazem os seguintes exercícios:
1) Fazem passe para o colega do lado e ocupam o seu lugar (a cada volta completa, mudar o sentido dos passes).
2) Idem, porém, o passe é efectuado para qualquer colega e ocupam o seu lugar (seguir a trajectória da bola).

                                Fig. 5

- Formação: Os jogadores formam duas colunas, uma de frente para a outra, com uma distância de 5 metros e executam os seguintes exercícios:
1) Efectuam passes rasteiros e deslocam-se de costas para o final da coluna.
2) Idem, porém, deslocam-se para o final da coluna contrária.
    Fazer ambos os exercicios com passe rasteiro e em elevação.


                                Fig. 6

                                Fig. 7

- Formação: Jogadores três colunas em forma de triângulo.
Realizar os seguintes exercícios:
1)      Efectuar passe rasteiro e deslocar-se para o final da coluna a qual fez passe.
2)      Efectuar passe rasteiro para uma das colunas e deslocar-se para o final da coluna contrária, sendo que os jogadores devem girar para um lado e para o outro.

                                Fig. 8

- Formação: Os jogadores formam quatro colunas dando o formato de um quadrado.
Realizar os seguintes exercícios:
1)      Efectuar passe rasteiro e deslocar-se para o final da coluna a qual fez passe (de primeira).
2)      Idem, porém, aumentar o espaço entre colunas, ocupando 2/3 do campo. Recepçionar e passar (dois toques)

                                Fig. 9

- Formação: Três jogadores na mesma linha com distância de 5 de um para o outro.
Os jogadores das pontas ficam com uma bola cada um e, alternadamente, realizam passes para o colega no meio, este, a cada bola devolvida, efectua meia volta e coloca-se de frente para o outro colega.
Realizar os seguintes exercícios:
1)      Devolver a bola com passes rasteiros, alternando com o pé direito e esquerdo.
2)      Devolver a bola a bola a meia altura (a bola é jogada com as mãos pelos colegas)
3)      Devolver a bola de cabeça ( idem).
4)      Dominar e devolver a meia altura (idem).
Trocar o jogador no meio a cada determinado nº de exercícios.

                                Fig. 10

- Formação: Em dupla, um ao lado do outro.
Realizar o seguinte exercício : O jogador de Azul faz passe para o jogador de Verde e corre na diagonal passando por trás, este ao receber a bola, transporta-a na diagonal, faz passe ao colega e corre nas costas, assim sucessivamente em progressão. Pode-se definir um ponto no campo a partir do qual se faz remate á baliza.

                                Fig. 11

- Formação : Em trio.
Realizar o seguinte exercício: O Azul faz passe ao jogador Vermelho e entra nas costas, este ao recepcionar faz passe ao jogador Verde e entra nas costas, este ao recepcionar faz passe ao jogador Azul e entra nas costas, assim sucessivamente em progressão.
Pode-se definir um ponto no campo a partir do qual se faz remate á baliza.

                                Fig. 12

- Formação: Quatro grupos de jogadores em formato cruzado ( duas a duas de frente uma para a outra) e duas bolas.
Realizar os seguintes exercícios:
1) Fazer passe rasteiro para a coluna contrária e deslocar-se para o final da coluna ao lado. 
2) Idem, porém, com passe em elevação.

                                Fig. 13

Passe, Condução ou Transporte da Bola e Remate

- Formação: Um grupo de jogadores numa ala junto ao canto, cones em linha na mesma ala e GR na baliza contrária. O treinador posiciona-se na ala contrária.
Realizar os seguintes exercícios:
1) Pegar na bola, conduzi-la por entre os cones e rematar á baliza.
2) Fazer passe ao treinador, correr contornando os cones e a passe do treinador, fazer remate á baliza.
3) Idem, porém simultaneamente, sai outro jogador que entra nas costas do treinador e poderá também fazer remate. Ir alternando os jogadores no exercício.

                                Fig. 14

- Formação: Quatro colunas de jogadores junto das duas balizas, 3 cones postos junto ás alas e outro na zona dos 10 metros.
Realizar o seguinte exercício: Ao apito, saiem os dois primeiros jogadores de cada coluna que conduzem a bola contornando o 1º cone e depois fazem toque na bola por entre os outros 2 cones indo apanhar á frente, continuam a conduzir a bola até contornar o cone dos 10 metros, entregando a bola ao colega da coluna, este inicia o circuito em sentido contrário.
É útil formar duas equipas e criar espirito de competição.

                                Fig. 15

- Formação: Duas colunas formadas junto aos postes de uma baliza e 4 cones distribuidos no campo.
Realizar o seguinte exercício: Ao apito, saiem os dois primeiros jogadores de cada coluna conduzindo a bola para contornar o cone e de seguida fazer passe para a ala contrária e o colega rematar á baliza.
Devem estar dois GR na baliza (um nos postes e outro pronto a entrar) que se vão substituindo a cada remate.

                                Fig. 16

- Formação: Grupo de jogadores no meio do campo, um jogador a fixo e outro a pivot.
Realizar o seguinte exercício: O jogador faz passe tenso ao pivot e faz apoio para rematar á baliza, fazendo uma simulação na sua deslocação de apoio.
Exercício em que se pode trabalhar a especialização de jogadores na posição de pivot.

                                Fig. 17

- Formação: Grupo de jogadores no meio campo contrário, um treinador em cada ala e
GB na baliza.
A passe dos treinadores, alternadamente, os jogadores iniciam a corrida e vão rematando á baliza.
Os passes serão rasteiros, a meia altura e por alto.

                                Fig. 18