INTRODUÇÃO

Este blogue nasce para ajudar.
Todos os que integramos o futsal estamos conscientes das dificuldades que têm aqueles que querem ganhar ou partilhar conhecimentos e experiências, também é uma evidência a falta de material escrito em português (de Portugal) de uma modalidade que, possivelmente, é a mais praticada no país. Por isso, ao abrir este blogue pretendo chegar a um número elevado de pessoas anónimas, as quais, são o suporte da modalidade.

Sem ter a pretensão de ser o dono da verdade e sempre aberto ao diálogo, esta é a minha visão do futsal que partilho modestamente, conhecimentos e experiências adquiridos ao longo destes 40 anos ligado á modalidade.

De onde vem este conhecimento que partilho ? Essencialmente dos meus jogadores (as), de outros treinadores e da leitura de muitos trabalhos realizados em livro por pessoas estudiosas da modalidade.

O desaparecimento gradual de grandes parte dos recintos descobertos substituidos por pavilhões, principalmente nas grandes urbes, aliado ao facto de a modalidade se ter organizado a partir do final da década de 80 e mais recentemente com a sua mediatização, faz com que o futsal ganhe ainda mais força.

Nos últimos anos a modalidade em termos tácticos derivou por um caminho no qual não me revejo, está menos colectivo ofensivamente, com muitas iniciativas individuais e situações de 1x1, os tempos de ataque são curtos, pensa-se menos o jogo e corre-se mais ( corre-se muito, mas mal ), em resumo o que ganhou em intensidade perdeu em qualidade colectiva, este também é um dos motivos que me leva a iniciar este blogue.

Para a prática desta modalidade é preciso perceber o jogo e conhecer os fundamentos técnicos e tácticos do mesmo, é isso mesmo que vou tentar transmitir,  dividindo a informação em:  
                           
                           1 - O jogo, a equipa, o treinador, o treino e a competição
                           2 - Capacidades Motoras
                           3 -  A técnica
                           4 -  A táctica
                               4.1 – Defesa
                               4.2 – Ataque
                           5 - Bolas Paradas 
                           6 - A função especifica de Guarda - Redes
                           7 - Glossário Ilustrado
                          
Antes de encerrar esta introdução, gostaria de alertar os leitores que terei sempre a preocupação de ser simples, sem contudo comprometer a essência das ideias.
Existe o objectivo de ir carregando conteúdos num espaço temporal máximo quinzenal.
Tal como a modalidade o blogue é dinâmico, os conteúdos poderão ser alterados/actualizados com alguma frequência. 
É minha intenção, pontualmente, solicitar a colaboração de pessoas credenciadas e prestigiadas na modalidade no sentido de facultarem artigos sobre determinados temas de que são especialistas.
Quero deixar um agradecimento especial ao Engº.João Bastos e ao meu filho Daniel Manta, porque sem a ajuda deles a abertura e manutenção deste blogue não teria sido uma realidade.
Os textos não vão ser escritos conforme o novo acordo ortográfico.