CAPACIDADES MOTORAS


(Artigo cedido gentilmente por Luís Almeida, Prof. de Educação Física, Treinador com IV Nível de Futsal e Ex. Elemento da Equipa Técnica Nacional)

NOÇÕES GERAIS DE AQUECIMENTO

Aquecimento Dos Jogadores Antes Dos Jogos

A palavra “aquecimento” em termos técnicos significa “ preparação especial do organismo dos jogadores através de um conjunto de exercícios executados antes do ínicio do jogo”.

Tem como objectivo principal um rendimento óptimo logo desde o ínicio do primeiro minuto de jogo, nas condições especificas e ainda prevenir eventuais lesões, tais como traumatismos em especial musculares.

1 – Principais funções do aquecimento.

1.1  – O aquecimento conduz a uma adaptação da actividade dos orgãos internos,
aumenta a actividade do aparelho circulatório, cresce o metabolismo e a temperatura do corpo.
Sabe-se que o músculo aquecido é mais excitável, portanto contrai-se e relaxa-se mais rapidamente e, devido ao seu estado de aquecimento, dá um mais alto rendimento. Para além disto, o aquecimento atrasa o aparecimento da fadiga e evita, em grande medida, o perigo de roptura das fibras musculares.

1.2  – Realização duma coordenação neuromuscular que favorece o ritmo, intensidade e
velocidade necessárias ao desenrolar do jogo.

1.3  – Obtenção da combatividade necessária para o jogo. Trata-se de combinar, durante
o aquecimento, a preparação psicológica com a física, técnica e táctica.
Um aquecimento deverá conduzir ao chamado “estado de partida positivo” pronto para o jogo.

2 – Conteúdo do aquecimento
Nos jogos de futsal o aquecimento deverá ser dividido em duas partes. Geral e especifico.

2.1 – Aquecimento geral
Na maioria das vezes sem bola (excepto quando existe tempo suplementar , e condições para recreio com bola e diminuição de stress anterior ao aquecimento propriamente dito). 
Consta de, uma série de alongamentos com carácter geral com duração de 5´-8´ . Seguem-se exercícios de soupless para preparar os músculos e o aparelho ligamentar para o esforço especifico. A estes exercícios seguem-se acelerações e sprints de curtas distâncias (6´-10´). De seguida solicitam-se os grupos musculares mais utilizados durante o jogo ( 10´-12´).

2.2 – Aquecimento especial ( com bola )
De ínicio efectuam-se os dois gestos técnicos mais solicitados no jogo ( passe e recepção). De seguida, gestos técnicos que deverão ser o mais próximo aos utilizados durante o jogo, sendo executados com grande intensidade e velocidade, o mais aproximado ao ritmo do jogo. Depois, condição técnica de remate com média intensidade (objectivo: direcção de baliza e trabalho de guarda-redes) com aumento gradual de intensidade (10´-12´).
Finaliza-se o aquecimento com diminuição de intensidade e alguns alongamentos, incidindo nos grupos musculares que irão ser mais solicitados durante o jogo (4´-6´).0

3 – Considerações sobre o aquecimento no futsal

3.1 – Ao efectuar-se um programa de aquecimento, deve-se ter em conta a sua evolução crescente dos factores ritmo e intensidade. Dever-se-á terminar o aquecimento num ritmo e intensidade muito perto dos padrões exigidos pelo jogo.

3.2 – Duração do aquecimento.
Regra geral cerca de 35 minutos. Quando está frio deverá prolongar-se por mais 6´- 7´, pois a entrada em esforço processa-se mais lentamente.

3.3 – Com tempo fresco ou frio a camisola e as calças de aquecimento, só deverão ser tirados perto do início do jogo.

3.4 – O calçado deverá ser ajustado ao pé, só no início da parte especifica do aquecimento.

3.5 – No caso dos jogadores suplentes o jogador deverá ser avisado previamente para efectuar um aquecimento suplementar.

3.6 – Os jogadores com traumatismos recentes deverão começar com um aquecimento local ao nivel da respectiva lesão não impeditiva.

3.7 – A intensidade máxima do esforço, próxima da do jogo deverá atingir-se no final da parte especial.

3.8 – Após o aquecimento é bom que nenhuma outra pessoa para além do treinador, dê conselhos aos jogadores.
4 – Regresso á calma

O regresso á calma é um momento importantíssimo a ser realizado logo após a competição (jogo). Os ceus objectivos incidem em:
- Facilitar o relaxamento e a recuperação muscular.
- Reduzir progressivamente a actividade orgânica (retorno á calma).
- Facilitar a eliminação de produtos resultantes da fadiga.

Seguidamente, apresenta-se uma sequência de alongamentos para utilizar antes e depois do jogo :